Com a enxurrada de reclamações no fórum por causa do overnerf que o Shaco sofreu no PBE, Statikk resolveu falar um pouco sobre isso e sobre os patchs do PBE.
Gostaria apenas de ajudar a dar alguma luz na questão.
Em primeiro lugar, League of Legends é um processo iterativo. Nós estamos constantemente testando diferentes implementações, recebendo feedback, analisando os resultados e continuando o ciclo.
Em lugar nenhum isso é mais visível e verdadeiro do que nas mudanças que vão para o PBE. Qualquer coisa que aparece lá:
1. Pode ser falsa ou incompleta (por causa da coleta de dados incompleta)
e
2. Está muito sujeita a mudança.
Como eu sempre digo, eu nunca confiaria em fontes não oficiais serem perto de 100% precisas em relação ao nosso patch real. Por essas razões, o PBE e o que eventualmente chegará ao servidor live raramente são iguais.
Em relação ao Shaco, Eu acho que é inegável que as mudanças da Season 3 para a jungle (especialmente as Caixas serem uma maneira efetiva de diminuir o dano recebido) fizeram ele mais efetivo. Um dos maiores problemas que nós sempre tivemos com o design do Shaco é a ausência de counterplay em situações no early game. Mesmo nos primeiro momentos do jogo, Shaco tinha um incomparável conjunto de ferramentas para gankar (um blink, invisibilidade e múltiplas formas de CC além do buff red). Quando o Shaco consegue uma liderança, Suas vítimas tem muito poucas opções de counter além de torcer que o flash esteja pronto e de estar perto de uma torre (de fato, quando vítimas de gank se viram para tentar recuar sem um blink ou corrida, eles na verdade estão se colocando em desvantagem devido ao Apunhalar/Backstab).
Nossos objetivos com essas mudanças são simplesmente reduzir a efetividade do ganks dele no early game. Obviamente, a primeira iteração (A que vocês viram no PBE), onde nós tiramos completamente o slow da sua passiva, foi um pouco extrema. Mesmo antes do burst de posts reclamando começarem, a versão interna do nerf já havia sido mudada para uma redução do slow do Two-shiv Poison/Veneno de Dois Gumes nos níveis iniciais (continua alcançando 30% no 5º nível). Quanto ao nerf no alcance do Deceive/Enganar, nosso time está confiante que é razoável, já que torna o range igual ao do Flash, o que significa que os jogadores que jogarem contra o Deceive/Enganar agora precisam se preocupar apenas com a invisibilidade, já que o pulo que o Shaco poderá dar, qualquer Campeão poderá dar com o uso de um flash ofensivo. Para ser claro, essa mudanças não são de forma alguma voltados para equilibrar a viabilidade do Shaco num nível competitivo. Eles são mais focados num nível filosófico de design no tocante a como o jogadores deverão ser capazes de reagir ao fato de jogar contra o Shaco.
De qualquer forma, eu estou sempre satisfeito que vocês estão constantemente excitados (Nota do Tradutor: hummmmm...) com as mudanças que estamos fazendo, isso nos dá feedback e nos mantém na linha... mas a maioria da reação exagerada do PBE está sendo desnecessária e melodramática. Eu prefiro muito mais tópicos como esse, que têm uma visão bem mais mente-aberta e está procurando uma idéia de por que uma decisão está sendo feita e talvez oferecer sugestões, soluções, ou pontos contrários para o porquê disso ser ou não uma boa decisão.
Fonte: Pwn3ed, Fórum do NA
Traduzido por Dniester "Tyras" Amorim
0 comentários